terça-feira, 23 de agosto de 2011

Autoridade do Comandante sobre pessoas e coisas - desembarque Gérard Depardieu

Fonte: http://tinyurl.com/aeronautico30

RIO DE JANEIRO - O ator Gérard Depardieu pediu desculpas por ter abaixado as calças no corredor de um avião durante um voo para Dublin, na Irlanda. O francês disse estar envergonhado por sua atitude impensada perante aos demais passageiros.

No pultimo dia 9, Depardieu estava apertado para ir ao banheiro quando foi impedido pela tripulação.


Segundo a revista "People", os comissários pediram que o ator esperasse o avião decolar para usar o sanitário. Contrariado, ele abaixou as calças e urinou no corredor da aeronave. A assessoria do astro disse ao jornal "New York Post" que Depardieu tentou fazer xixi em uma garrafa emprestada por amigo que estava no voo, mas acabou errando o buraco.

Já os demais passageiros que estavam a bordo afirmaram que o ator estava fora de si. "Era notável que ele estava bêbado", contou uma fonte. Por conta da atitude do francês, o avião teve que seguir direto para a garagem onde permaneceu por duas horas para limpeza antes de decolar.






Dispositivos do CBA


http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7565.htm


CAPÍTULO III
Do Comandante de Aeronave


Art. 165. Toda aeronave terá a bordo um Comandante, membro da tripulação, designado pelo proprietário ou explorador e que será seu preposto durante a viagem.


Parágrafo único. O nome do Comandante e dos demais tripulantes constarão do Diário de Bordo.


Art. 166. O Comandante é responsável pela operação e segurança da aeronave.


§ 1° O Comandante será também responsável pela guarda de valores, mercadorias, bagagens despachadas e mala postal, desde que lhe sejam asseguradas pelo proprietário ou explorador condições de verificar a quantidade e estado das mesmas.


§ 2° Os demais membros da tripulação ficam subordinados, técnica e disciplinarmente, ao Comandante da aeronave.


§ 3° Durante a viagem, o Comandante é o responsável, no que se refere à tripulação, pelo cumprimento da regulamentação profissional no tocante a:


I - limite da jornada de trabalho;


II - limites de vôo;


III - intervalos de repouso;


IV - fornecimento de alimentos.


Art. 167. O Comandante exerce autoridade inerente à função desde o momento em que se apresenta para o vôo até o momento em que entrega a aeronave, concluída a viagem.


Parágrafo único. No caso de pouso forçado, a autoridade do Comandante persiste até que as autoridades competentes assumam a responsabilidade pela aeronave, pessoas e coisas transportadas.


Art. 168 Durante o período de tempo previsto no artigo 167, o Comandante exerce autoridade sobre as pessoas e coisas que se encontrem a bordo da aeronave e poderá:


I - desembarcar qualquer delas, desde que comprometa a boa ordem, a disciplina, ponha em risco a segurança da aeronave ou das pessoas e bens a bordo;


II - tomar as medidas necessárias à proteção da aeronave e das pessoas ou bens transportados;


III - alijar a carga ou parte dela, quando indispensável à segurança de vôo (artigo 16, § 3º).


Parágrafo único. O Comandante e o explorador da aeronave não serão responsáveis por prejuízos ou conseqüências decorrentes de adoção das medidas disciplinares previstas neste artigo, sem excesso de poder.


Art. 169. Poderá o Comandante, sob sua responsabilidade, adiar ou suspender a partida da aeronave, quando julgar indispensável à segurança do vôo.


Art. 170. O Comandante poderá delegar a outro membro da tripulação as atribuições que lhe competem, menos as que se relacionem com a segurança do vôo.


Art. 171. As decisões tomadas pelo Comandante na forma dos artigos 167, 168, 169 e 215, parágrafo único, inclusive em caso de alijamento (artigo 16, § 3°), serão registradas no Diário de Bordo e, concluída a viagem, imediatamente comunicadas à autoridade aeronáutica.


Parágrafo único. No caso de estar a carga sujeita a controle aduaneiro, será o alijamento comunicado à autoridade fazendária mais próxima.


Art. 172. O Diário de Bordo, além de mencionar as marcas de nacionalidade e matrícula, os nomes do proprietário e do explorador, deverá indicar para cada vôo a data, natureza do vôo (privado aéreo, transporte aéreo regular ou não regular), os nomes dos tripulantes, lugar e hora da saída e da chegada, incidentes e observações, inclusive sobre infra-estrutura de proteção ao vôo que forem de interesse da segurança em geral.


Parágrafo único. O Diário de Bordo referido no caput deste artigo deverá estar assinado pelo piloto Comandante, que é o responsável pelas anotações, aí também incluídos os totais de tempos de vôo e de jornada.


Art. 173. O Comandante procederá ao assento, no Diário de Bordo, dos nascimentos e óbitos que ocorrerem durante a viagem, e dele extrairá cópia para os fins de direito.


Parágrafo único. Ocorrendo mal súbito ou óbito de pessoas, o Comandante providenciará, na primeira escala, o comparecimento de médicos ou da autoridade policial local, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.


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